Notícias

Cooperalfa e Sicoob MaxiCrédito realizam solenidade em comemoração aos 10 anos do CEMAC
publicado em 02/10/2020


Centro de Memória Alfa/MaxiCrédito mantém acervo sobre a história do cooperativismo catarinense

 

A Cooperalfa e o Sicoob MaxiCrédito organizaram uma solenidade em comemoração aos 10 anos de existência do Centro de Memória Alfa/MaxiCrédito (CEMAC). O evento aconteceu na quinta-feira, 01 de outubro, no próprio CEMAC. Na ocasião, se fizeram presentes as diretorias das duas cooperativas, juntamente com a equipe responsável pelo espaço. 

 
Ivair Chiella, presidente do Sicoob MaxiCrédito, destaca a importância de futuras gerações conhecerem o passado das cooperativas para guiar os passos do futuro. “É a história de duas cooperativas gigantes, mas que começaram pequenas e se tornaram o que são hoje. É muito importante ter um espaço como esse para o resgate desta memória, para que futuras gerações possam entender como chegamos até aqui, graças aos pioneiros, graças a alguém que teve coragem de começar.”  
 
De cunho histórico, as principais atividades realizadas pelo CEMAC são: curadoria do acervo, pesquisa histórica, digitalização do acervo, elaboração de exposições e eventos culturais. Tudo isso em prol da preservação e divulgação da história do cooperativismo em Santa Catarina. 
 
Também presente no evento, o presidente da Cooperalfa, Romeo Bet, enaltece a parceria das duas cooperativas e o trabalho realizado no CEMAC. “Cooperalfa e Sicoob MaxiCrédito, uma completa a outra. Então é um prazer muito grande estarmos comemorando os 10 anos do CEMAC, juntos. Aqui podemos ver as histórias das duas cooperativas e a gente espera que essas histórias se mantenham vivas, contando o passado, mas que também se arquive o presente para que daqui uns 30, 40 anos as futuras gerações tenham a oportunidade de conhecer um pouquinho da história do cooperativismo de Santa Catarina, principalmente da Cooperalfa e do Sicoob MaxiCrédito”, comentou. 
 
 
Em dez anos de atividade, cerva de 200 mil pessoas tiveram acesso aos eventos e exposições, sempre gratuitos e com acessibilidade, principalmente os agricultores familiares e alunos de escolas públicas. Um dos acervos de destaque das instituições são as imagens, que totalizam mais de 215 mil, composto por fotografias físicas e digitais, negativos e slides. Elisandra Forneck e Aline Maisa Lubenow, as duas historiadoras à frente do projeto, exaltam que o CEMAC vai muito além de um acervo físico. “O centro de memória não é um espaço composto apenas por objetos palpáveis, mas também pelas histórias dessas pessoas que construíram a Alfa e o Sicoob MaxiCrédito. Então hoje é um dia de agradecer.” 
 
 
Fundação 
 
A Cooperalfa e o Sicoob MaxiCrédito, ao longo de suas trajetórias, foram produzindo e guardando documentos que registram suas atividades. O conjunto de documentos textuais é representado pelas atas, cartilhas, revistas, fichas de associados, livros, projetos, relatórios e jornais encadernados, além das clipagens de notícias. Também reuniram prêmios, representados por troféus, placas, quadros, entre outros, além de documentos diversos que retratam suas histórias e o envolvimento na comunidade. Então as duas cooperativas se uniram, em 2010, para fundar o Centro de Memória Alfa/MaxiCrédito - CEMAC. Até outubro de 2012, o CEMAC contou com a assessoria do CEOM/Unochapecó.  

 

Mais destaques

CANAIS DE ATENDIMENTO
Agências | Autoatendimento | Notícias | Trabalhe Conosco | Fale Conosco | Sicoob no Brasil | Negócios | Seja nosso Fornecedor