Notícias

Mais de 26 mil crianças impactadas com programa de educação financeira Maxi Poupe
publicado em 20/12/2018


Promover a inclusão financeira é um dos propósitos do Sicoob MaxiCrédito. Mas quando se fala desse tema, não se trata apenas de dar acesso aos produtos e serviços de uma instituição, mas também possibilitar uma reflexão sobre o uso consciente dos recursos financeiros, através da educação.

 
Desde 2013 o Sicoob MaxiCrédito investe no Programa de Educação Financeira Maxi Poupe, que atua com alunos das séries iniciais das escolas da área de atuação da cooperativa e que tem como objetivo estimular o ato de economizar desde cedo, através de atividades lúdicas que buscam essa reflexão, com exemplos práticos do dia a dia. O trabalho é todo desenvolvido dentro da escola, com uma palestra que aborda 10 dicas sobre poupar, além da distribuição de materiais alusivos, como o cofrinho e uma cartilha educativa.
 
Com 5 anos de atividades, o Maxi Poupe já alcançou o número de 26.453 crianças, além de mais de mais de dois mil profissionais da educação. Além disso, é um projeto que já esteve em 121 escolas de 41 municípios da área de atuação da cooperativa, compreendendo as regiões do Oeste, Litoral e Vale do Itajaí.
 
Para a coordenadora do programa, Jucelita Almeida Neves, a mudança que o projeto promove é muito importante para a comunidade: “com esse trabalho estamos plantando a sementinha da educação financeira, contribuindo com a formação de jovens mais conscientes com relação ao uso do dinheiro”, afirma.
 
O Presidente do Sicoob MaxiCrédito, Ivair Chiella, reforça que este é também um importante papel do cooperativismo. “Trabalhar a educação financeira nas escolas é atender uma necessidade da comunidade, é observar onde a cooperativa pode contribuir para termos uma sociedade ainda melhor”, ressalta o presidente.
 
Reconhecimento da comunidade
 
Na opinião da Secretária de Educação de Campo Erê, Paula Cristine Tonial, a ação agrega ao trabalho já realizado pela escola. “A educação financeira deve ser trabalhada já na infância e os pais devem estar munidos de informações para mostrar para a criança que é necessário se planejar para tudo na vida”, frisa Paula. 
 
“O Sicoob é uma instituição que está estimulando para que estas crianças, no futuro, tenham uma vida financeira saudável, além de prósperas. Parabéns ao Sicoob pela brilhante iniciativa”, afirma Nelson da Cunha Dullius, pai do aluno João Pedro Dullius, que participou da ação do Maxi Poupe em Balneário Camboriú.
 
O Maxi Poupe é um projeto que foi reconhecido em 2014 no prêmio Cooperativa do Ano, promovido pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e neste ano de 2018 conquistou o Selo ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira). 
 
Para 2019 a cooperativa irá circular com o projeto nas escolas que ainda não tiveram oportunidade de receber este importante trabalho da cooperativa, propagando a cultura do controle financeiro e do cooperativismo. 
 

Mais destaques

CANAIS DE ATENDIMENTO
Agências | Autoatendimento | Notícias | Trabalhe Conosco | Fale Conosco | Sicoob no Brasil | Negócios | Seja nosso Fornecedor