Notícias

Uma Copa de Cooperação: Programa Cooperjovem realiza atividades de jogos cooperativos em Luiz Alves
publicado em 04/07/2018


EBM Rafael Rech, na comunidade de Canoas, promoveu em junho a Coopa de Futebol Cooperativo

 

 

Em clima de Copa do Mundo, a EBM Rafael Rech, através do Programa Cooperjovem, em parceria com o Sicoob MaxiCrédito e Sescoop/SC, realizou a Coopa de Futebol Cooperativo. Entre os dias 25 e 29 de junho, estudantes, professores, familiares e cooperativistas entraram em campo e mostraram como a cooperação pode ser uma forma de unir forças por um mesmo propósito.

 

A Coopa faz parte do Projeto Cooperação, desenvolvido pelo Sescoop/SC com todas as escolas participantes do Cooperjovem. Em maio os professores da EBM Rafael Rech participaram de uma oficina, onde aprenderam jogos que estimulem a prática de esportes através da cooperação e não da competição. Durante todo o mês de junho, o corpo docente organizou as delegações e decorou a escola para realizar as atividades.
 
Como tema central “Cooperar sempre”, a Coopa teve como principal objetivo estimular a promoção de atitudes cooperativas de todos os participantes. Dentre as modalidades estavam o Futpar, futebol de pano, futsplat, pebolim humano e cabeçobol, que por muitas vezes foi um desafio grande para os professores, principalmente por mesclar as equipes com diferentes idades e turmas das séries iniciais e do fundamental.
 
 
Pontapé inicial
A solenidade de abertura reuniu a comunidade para assistir a entrada das delegações, com uma partida de futpar entre os professores e cooperativistas presentes. O Prefeito de Luiz Alves, Marcos Pedro Veber, marcou presença na abertura, além do Secretário de Esportes, Henrique Lemke, da Secretária de Educação, Susana Müller Campigotto, e da diretora da EBM Rafael Rech, Vanessa de Oliveira da Costa. Pelo Sicoob MaxiCrédito participaram, o Supervisor Comercial ,Marcelo Adriano Dal Bello, a Gerente de Comunicação, Jucelita Almeida Neves, o Gerente da Agência de Luiz Alves, Luiz Carlos Mittelmann e Coordenadora do Cooperjovem Taiana Haelsner.
 
 
Na opinião da Secretária de Educação, Susana Müller Campigotto, essa parceria entre a escola, aluno, professor e cooperativa é muito boa. “Envolve a família, a comunidade, mesmo que não tem mais filhos na escola, acaba participando”, comenta. Para ela, o trabalho em equipe é fundamental para o aprendizado e o envolvimento dos professores no Cooperjovem faz com que haja uma aproximação ainda maior do corpo docente com os alunos.
 
O Supervisor Marcelo Adriano Dal Bello, frisou a importância da cooperação para a comunidade. “Quando uma pessoa coopera, está transformando uma localidade. E é isso que acontece aqui na escola, com o envolvimento dos professores e alunos na realização do Cooperjovem, em especial da Coopa, que integrou várias pessoas em uma mesma ação”, destaca Marcelo.
 
Onde todos ganham
Ao final da Coopa, todos os alunos receberam medalhas, feitas com material reciclável. Segundo a coordenadora Taiana Haelsner, a intenção foi fazer com que a Coopa fosse um grande evento e que ficasse na memória para que os professores e alunos pudessem aprender através da cooperação. “Além disso, que no final todos pudessem subir no pódio e realizar a troca de medalhas entre as equipes, demonstrando que neste tipo de evento não há apenas um ganhador, todos ganham”, afirma Taiana.
 
 
Para a diretora Vanessa de Oliveira da Costa, a Coopa proporcionou uma semana muito produtiva e de aprendizagem para todos os envolvidos, do começo ao fim das atividades. “Nossas crianças e adolescentes terminaram a semana levando para casa e, esperamos que para a vida, o espírito cooperativo, o quanto precisamos da cooperação para vivermos bem”, finaliza.
 

 

Mais destaques

CANAIS DE ATENDIMENTO
Agências | Autoatendimento | Notícias | Trabalhe Conosco | Fale Conosco | Sicoob no Brasil | Negócios