Notícias

IV Noite de Cinema do CEMAC apresenta documentário “Atingidos Somos Nós”
publicado em 29/05/2018


O Centro de Memória Alfa MaxiCrédito – CEMAC, mantido pela Cooperalfa e pelo Sicoob Maxi/Crédito, apresentou o Documentário “Atingidos Somos Nós”. A IV Noite de Cinema aconteceu no dia 23 de maio, no Auditório II da Cooperalfa – Av Fernando Machado, 2580D, Chapecó-SC.

 
O evento é parte da programação da 16ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, em comemoração ao dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio. O tema deste ano, “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, propõe uma aproximação das instituições com seus públicos, tanto pelo viés tecnológico quanto por outras conexões.
 
Além da apresentação do documentário, o evento contou com a presença da diretora do documentário, Carmem Giongo e da família Kemmrich, de Paial, cujas terras foram atingidas pela barragem de Itá e também de Águas de Chapecó. Abrilhantando a noite, Voz e Violão, com Márcio Pazin.
 
O documentário “Atingido somos nós" trata-se de uma produção independente que narra histórias de vida e os impactos da construção de hidrelétrica de Itá, entre as cidades de Aratiba, RS e Itá, SC. No documentário, são apresentadas narrativas dos agricultores que permaneceram vivendo no entorno do reservatório após a construção da obra no ano 2000 e presenciaram o desaparecimento de suas comunidades.
 
O filme é fruto da tese de doutorado de Carmem Giongo, desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional.

Mais destaques

CANAIS DE ATENDIMENTO
Agências | Autoatendimento | Notícias | Trabalhe Conosco | Fale Conosco | Sicoob no Brasil | Negócios