Notícias

5ª Semana Nacional de Educação Financeira acontece de 14 a 20 em todo o país
publicado em 14/05/2018


 Você sabia que no Brasil existe uma semana especial dedicada à Educação Financeira? Em todo o país, diversas instituições e entidades se mobilizam para tratar o assunto através de várias ações e projetos. A 5ª Semana Nacional de Educação Financeira é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) e neste ano acontece de 14 à 20 de maio.

 

A educação financeira tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância do planejamento financeiro, para que todos tenham a oportunidade de desenvolver uma relação equilibrada com o dinheiro, além de tomar decisões corretas sobre finanças e consumo. Quando uma pessoa entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo.
 
Um dos efeitos disso é o aumento do hábito de poupar, outro importante pilar da educação financeira. E todos saem ganhando, já que pessoas financeiramente educadas contribuem para o bem-estar coletivo, seja porque essa qualificação resulta em um sistema financeiro mais sólido e eficiente, seja porque cada pessoa tem melhores condições para lidar com emergências e momentos difíceis da vida.
 
O Sicoob MaxiCrédito é uma instituição financeira cooperativa que busca trabalhar a temática da educação financeira nos municípios onde atua, pois acredita que pode contribuir cada vez mais com o uso consciente do dinheiro. Desde 2013 a cooperativa realiza um trabalho especial voltado para crianças, através do programa Maxi Poupe, que tem o objetivo de estimular o ato de poupar desde cedo. O programa vai até as escolas e desenvolve atividades que buscam essa reflexão, com exemplos do dia a dia.
 
Outro programa do Sicoob MaxiCrédito é o Conte Conosco. Voltado para o público adulto, através de uma palestra a cooperativa apresenta a importância do orçamento pessoal e familiar, como organizar as despesas e receitas, como economizar e, de uma certa forma, como transformar sonhos em projetos.
 
Para a gerente de comunicação da MaxiCrédito, Jucelita Almeida Neves, quando a cooperativa se propõe a realizar um trabalho como esse, demonstra sua preocupação não somente com o seu associado, mas também com a comunidade. “Esperamos poder contribuir com informações que conscientizem a todos sobre a importância da utilização correta do dinheiro e de como podemos ter uma vida financeira mais saudável quando elaboramos um orçamento familiar”, afirma Jucelita.
 

Mais destaques

CANAIS DE ATENDIMENTO
Agências | Autoatendimento | Notícias | Trabalhe Conosco | Fale Conosco | Sicoob no Brasil | Negócios